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BrandingNaming: O que é, e como desenvolver o nome perfeito para sua empresa?

Naming: O que é, e como desenvolver o nome perfeito para sua empresa?

Em sua tradução literal, naming significa nomear. Portanto, pode ser entendido como o processo de dar nome a uma empresa.

Pode parecer muito simples, à primeira vista, mas na prática não é tão simples quanto parece.

Isso porque essa é uma etapa crucial na criação de sua identidade de marca, portanto qualquer erro pode causar bastante dor de cabeça para você no futuro.

Enquanto o design se preocupa em criar uma identidade visual para a marca, o naming está associado à autenticidade verbal.

Dessa forma, de nada adiantará um grande trabalho de design, e storytelling se o nome não combina com o que a marca quer comunicar.

Como desenvolver um naming para empresa?

Para desenvolver o nome perfeito para sua empresa, é importante seguir algumas etapas nesse processo. São elas:

  • Investigação
  • Brainstorming
  • Filtragem
  • Legibilidade
  • Apresentação ao cliente
  • Registro legal

1 – Investigação

Antes de mais nada, caso você ainda não tenha uma pesquisa de persona, será necessário fazer uma investigação profunda sobre o público que sua empresa quer atingir.

Nessa investigação, é importante que você leve em consideração a opinião pública, antes mesmo da sua própria opinião, mesmo que o público lhe mostre uma ideia diferente daquela que você havia planejado.

2 – Brainstorming

Após analisar muito bem todas as informações que seus clientes, ou seu público-alvo lhe passaram, você vai para um local calmo, com caderno e caneta em mãos, e anotará TODOS os nomes que lhe vierem à cabeça, mesmo que pareçam ridículos no início.

Essa etapa é chamada de brainstorming, (tempestade de ideias) justamente porque será mais bem aproveitada, se houver mais pessoas pensando junto. Quanto mais gente melhor.

Mas lembre-se que todos devem ter conhecimento, e levar em conta o relatório que você fez com as opiniões do seu público.

3 – Filtragem

Agora que você já escolheu vários nomes, deverá antes de mais nada descobrir quais desses nomes estão disponíveis para uso, tanto para seu site, quanto nas principais redes sociais.

Escolher nomes que são muito parecidos com outras empresas, também não é legal, já que você não quer ser confundido com ninguém né?

Após fazer essa filtragem, é importante também, juntar-se com todas as pessoas para escolherem apenas os 3 melhores.

Esses serão os nomes apresentados ao público nas próximas etapas do processo de naming.

Nessa etapa do processo de naming, a dificuldade maior será entrar num consenso de quais são REALMENTE os melhores nomes.

Por isso, se preferir, você pode apresentar todos os nomes ao público, e deixar que eles votem em quais são os melhores.

Se optar por essa opção, vale ressaltar que quanto maior for a amostra da população submetida à pesquisa, mais fidedignos serão os resultados.

4 – Legibilidade

Essa etapa do processo de naming consiste em descobrir quais são os nomes mais fáceis de pronunciar pelo público em geral.

É claro que uma marca de pranchas de surf, por exemplo, não deve basear-se totalmente na opinião de senhoras de 70 anos que nunca foram à praia, mas é importante pelo menos entender quais nomes elas conseguem ler.

Para ser lembrado, o nome de sua marca precisa ser facilmente pronunciável por todos os públicos.

Escolher um nome de pronúncia fácil internacionalmente também é uma boa pedida.

5 – Apresentação ao cliente

Aqui você vai apresentar os nomes selecionados para o público-alvo de sua empresa, e pedir que eles dêem uma nota de 0 a 10 para cada uma das opções.

Você precisa demonstrar para as pessoas, que a responsabilidade pela decisão do futuro nome da empresa é toda delas, e que você não terá interferência nenhuma nisso.

6 – Registro

Agora, praticamente todas as etapas do processo de naming estão concluídas. Mas ainda há uma última tarefa, muito importante: O registro legal do nome.

Aqui na Guepardo trabalhamos com escritório de advocacia parceiro, que fará o registro de marca para a sua empresa, e participará do processo de desenvolvimento, tornando assim mais ágil o registro legal.

Conclusão

Como pode perceber, o processo de naming é bem mais complexo do que parece.

Mas esperamos sinceramente ter te ajudado a entender melhor cada uma das etapas desse processo.

Se ainda restou alguma dúvida, deixe um comentário ou entre em contato, que teremos prazer em te ajudar.

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