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GeralO que é Branding: Como criar uma marca de sucesso?

O que é Branding: Como criar uma marca de sucesso?

A palavra é bonitinha, e dá a impressão de ser algo bem descolado, mas você sabe de verdade o que é branding?

Se você respondeu que não, saiba que não é o único com essa dúvida, e foi pensando em você que resolvemos fazer esse artigo.

Direto ao ponto: Branding é uma estratégia de gestão de marca, que tem o objetivo de criar conexão emocional e moldar o modo como o público enxerga a empresa.

Dessa forma, podemos dizer que fazer branding, é menos sobre propaganda e mais sobre criar uma conexão emocional com a mente e o coração do consumidor.

O branding tem a intenção de deixar a marca mais forte na cabeça do público geral.

Quando você pensa em cartão de crédito, por exemplo, uma das primeiras coisas que vem à sua cabeça é o logo da MasterCard.

Se eu mencionar a palavra supermercado, seu primeiro pensamento é a marca de algum grande supermercado da sua região.

E isso não se dá por acaso, e nem é construído do dia para a noite. É o resultado de vários anos de esforços consistentes dessas marcas para atingir esse resultado.

Beleza… Nós já te explicamos o que é branding, mas o que são esses tais “esforços consistentes”? O que você pode fazer hoje para construir uma marca de sucesso?

É isso que vamos te explicar de agora em diante. Fique por aqui, que você vai conhecer técnicas fáceis, que foram e ainda são utilizadas por essas gigantes para serem lembradas.

1 – Posicionamento da marca

Branding, é um termo mais abrangente, que engloba inúmeras ações que deverão ser feitas ao longo do tempo, e o posicionamento de marca é uma parte integrante disso.

De acordo com pesquisas recentes, empresas que se preocupam com o posicionamento de marca, têm um faturamento até 23% maior em relação à concorrência.

Posicionamento de marca pode ser resumido como “A voz da empresa”, ou como a empresa se posiciona frente aos assuntos da sociedade.

As redes sociais são ótimos locais para demonstrar a todos qual é o posicionamento da sua marca, e alavancar assim sua estratégia de branding.

Mais que isso, elas são fundamentais para o sucesso de uma empresa nos dias atuais, já que estudos demonstram que as pessoas, passam em torno de um terço do tempo acordado, mexendo no celular, e seguem entre 1 a 4 marcas nas redes sociais.

2 – Ponto de venda

O ponto de venda é o local onde o público terá contato com sua empresa e seus serviços. Um site próprio, e bem estruturado é um ótimo exemplo de ponto de venda.

Dependendo do tipo de negócio, e do seu orçamento, um ponto físico também pode ser uma boa pedida.

Até pouco tempo atrás,  apenas o ponto físico era suficiente, e muitas vezes era até a única opção para quem queria montar um negócio. Mas as coisas mudaram, e agora recomendamos a toda e qualquer empresa que tenha um site próprio.

Isso porque os custos para a abertura e manutenção de um site, são muito inferiores à abertura de um ponto físico. Por outro lado, os resultados são muito mais escaláveis, já que você não está limitado a atender apenas pessoas que passam na frente do seu negócio.

Alguns benefícios de ter um site são:

  • Ser encontrado mais facilmente
  • Ter mais autoridade
  • Relacionamento com a audiência
  • Bom lugar para vender

Outro ponto relevante a se considerar, é que você pode concorrer com grandes empresas de igual para igual, já que criar um site com um belo design, bem estruturado, e aparecer para milhões de pessoas, sairá bem mais barato que abrir um ponto físico no melhor lugar da cidade.

3 – Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo, pode ser resumido como: “Ajudar o cliente a resolver seus problemas.”

É muito mais sobre criar um relacionamento verdadeiro com o cliente, e menos sobre fazer anúncios publicitários.

Um belíssimo exemplo de Marketing de Conteúdo, é este artigo aqui que você está lendo nesse exato momento, já que estamos justamente te ajudando a entender melhor o que é branding, e como criar uma marca de sucesso.

Mas como ajudar o cliente a resolver problemas, pode me ajudar a vender mais?

Simples…

Quanto mais vezes você estiver presente na vida do cliente, mais a sua marca ficará gravada na cabeça dele. 

Se você se fizer presente ajudando a resolver algum problema então, ele confiará cada vez mais na sua marca, já que sempre que ele precisa sabe que pode contar com vocês.

Ao longo do tempo, o cliente começa a pensar em você sempre que tem algum problema, e conforme você o ajuda mais e mais, ele não só vai pensar em você antes, como ele nem vai mais considerar a hipótese de procurar outra empresa para resolver seus problemas.

Afinal de contas, ele sabe que sempre que precisar pode contar com você.

Mas para que o marketing de conteúdo não seja uma furada, é imprescindível que você demonstre ao seu cliente o porquê o seu produto, ou serviço é bom para ele.

Mas para não ser chato, e parecer que está apenas querendo empurrar um produto para ele, você precisará ter algumas coisas em mente:

4 – Endomarketing

Todos os funcionários de uma empresa devem conhecer 

De nada adianta entender bem o que é branding e fazer uso de várias estratégias mirabolantes de marketing, se a sua equipe não tiver a cultura adequada para demonstrar isso consistentemente aos seus clientes.

A comunicação de uma empresa é feita por pessoas, e para pessoas. Por isso é fundamental que tudo que a empresa demonstrar para as pessoas de fora, seja vivido de verdade pelas pessoas de dentro.

Os sentimentos que a empresa demonstra, devem ser demonstrados também pelas pessoas que a compõem.

Quando, ao contrário disso, um integrante da equipe demonstra publicamente um posicionamento, ou um comportamento diferente daquele assumido pela empresa, pode causar desconfiança no público, e isso é tudo que a empresa não precisa.

Por isso, é importante conversar com a equipe sobre esses temas, e fortalecer a cultura organizacional, para – entre outros inúmeros motivos – evitar esse tipo de problema tão básico com o público.

Conclusão

Agora você já sabe o que é branding, e também sabe que ter um ponto de venda, – seja físico, ou virtual – é fundamental, para colocar em prática todas as estratégias de branding, e reforçar cada vez mais a sua marca. 

Afinal de contas, como você vai praticar tudo isso, se não tem um lugar onde seu cliente possa encontrá-lo sempre que precisar?

Aqui na savana da Guepardo, podemos te ajudar com isso, pois além da criação de websites, também trabalhamos em parceria com escritórios de arquitetura especialistas em arquitetura comercial, tudo que você precisa em um só lugar, com pessoas engajadas no seu negócio.

Não deixe seu projeto apenas no papel. Teremos imenso prazer em te ajudar, e encontrar a melhor solução para o seu negócio.

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