Guia para criação de personas

O mundo do Marketing mudou muito nos últimos anos e um dos principais resultados dessa mudança é uma nova filosofia que busca gerar valor para as pessoas, relacionando-se com elas de modo permissivo através de conteúdo relevante e útil e fortalecendo assim os laços com os consumidores.

 

Hoje em dia, as empresas inteligentes tem ciência que precisam fazer parte e interagir com as pessoas durante todas as fases da jornada de compra, dedicando-se a criação de conteúdos, não promocionais, mas sim que ajudem a resolver problemas e responder perguntas, gerando reciprocidade e garantindo uma experiência positiva para elas.

 

E então você se pergunta: Mas como encontrar essas pessoas? E essa é uma pergunta importante, pois é preciso acertar o alvo e produzir conteúdo de qualidade para as pessoas certas. E é aí que entram as personas ou buyer personas, como preferir.

 

Buyer personas são personagens ou representações fictícias dos seus clientes ideais. A criação de uma buyer persona se baseia em dados reais, através de pesquisas, questionários e entrevistas com seu público-alvo. São coletados dados qualitativos e quantitativos para criar a imagem do seu cliente ideal, o que ele valoriza e qual a solução perfeita para ele.

 

A buyer persona funciona como um norte para tudo que será criado na estratégia de marketing, é ela quem vai interagir com o conteúdo que você criar e por isso é tão importante. Além disso, vai auxiliar na definição da linguagem de comunicação da empresa, na linguagem dos blog posts e redes sociais, nas palavras-chave escolhidas, no estilo e periodicidade do e-mail marketing, nos links patrocinados, Facebook Ads e por aí vai.

 

Justificada a sua importância, vamos ver como na prática criamos uma buyer persona. Para coletar dados, uma das ferramentas citadas acima são as entrevistas. Veja então um modelo que você pode aplicar na sua empresa, adaptando no que for preciso.

 

1 – Introdução

“Olá, NOME, tudo bem? Sou a Emely, da Agência Guepardo. Seja bem-vindo à savana. Estamos iniciando nosso trabalho de consultoria com sua empresa e preciso coletar alguns dados que vai levar aproximadamente 15-20 minutos do seu tempo.”

 

2 – Início da entrevista

Propósito

Pergunta 1: Conte-nos porquê escolheu a nossa empresa.

O objetivo dessa pergunta é extrair do cliente o objetivo real dele. É importante entender e agrupar na mesma persona pessoas com objetivos similares.

Pergunta 2: Qual era o problema que buscava solucionar quando nos procurou?

Tente entender aqui a dor do cliente, qual o principal motivo que fez com que ele buscasse o seu produto ou serviço. Foque muito nesta parte da entrevista.

Pergunta 3: Qual o maior benefício que nosso produto/serviço oferece hoje para você?

Aqui você vai entender como seu serviço irá ajudar realmente seu cliente.

 

Processo de compra

  • Quando você contratou nosso serviço, como foi seu processo de compra? Tente entender como o seu cliente foi atendido, o que gostou e não gostou no atendimento, etc.
  • Você considerou optar por outras alternativas?
  • Como chegou até nós, descobriu nossa empresa?
  • Quais dúvidas você teve/tinha antes de contratar nosso serviço?
  • Quais blogs/sites ou outras fontes de pesquisa e informação você usa quando precisa esclarecer estas dúvidas?

 

Entendimento / Utilização do produto / serviço

  • Conte-nos um pouco sobre o que você aprendeu após contratar nosso serviço.
  • Você continua utilizando nossos serviços? Com que frequência?

Busque entender qual o grau de entendimento a pessoa tem sobre o produto que ela adquiriu e se continuaria utilizando-o.

 

Hábitos de consumo

  • Com que frequência você contrata serviços do mercado de marketing digital? (Insira seu mercado aqui)
  • Quais outros serviços você assina atualmente (ou outros produtos similares)?

 

3 – Fechamento

“Última dúvida: Tem alguma coisa que eu não perguntei que tenha influenciado na sua decisão de trabalhar conosco?

Obrigada, NOME, suas respostas vão nos ajudar muito a melhorar nossa empresa. Ficamos gratos e estamos à disposição para ajudar. Um grande abraço e tenha um ótimo dia!”

 

Agora que você fez sua pesquisa e reuniu todos os dados que precisava, já é capaz de visualizar a sua persona. Chega o momento de apresenta-la para sua empresa, afinal, se os departamentos não entenderem com quem estão falando, não conseguirão fazer o melhor trabalho possível. E lembre-se que a sua persona deve ser sempre reavaliada e aprimorada.

 

Também há uma ferramenta desenvolvida pela Rock Content e Resultados Digitais que pode te dar uma baita mão na hora de criar a sua persona, você encontra ela aqui.

 

Se tiver dúvidas, deixe seu comentário ou sugestão abaixo. Se gostou, curta e compartilhe para que seus amigos também vejam esse conteúdo. Até a próxima!

 

Referências:

Marketing de Conteúdo

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