Como criar um nome de sucesso para a sua empresa

É realmente importante ter um nome de impacto para o sucesso do meu negócio?

Bem, quando iniciamos um novo negócio ou estamos reformulando o mesmo surge
a necessidade de criar um nome (Naming), e para a maioria dos empreendedores essa
etapa é um verdadeiro pesadelo.

Naming é o termo técnico utilizado entre os profissionais de design e marketing que
define o método e o processo criativo utilizado para o desenvolvimento de um nome,
em específico de empresas e projetos.

Nesse processo existem algumas ferramentas e boas práticas que auxiliam no seu
desenvolvimento. Porém, não existe uma fórmula mágica: É necessário ter clareza
sobre questões pontuais do seu negócio e realizar várias combinações e testes para
chegar em um resultado que faça sentido para a empresa.

Sabendo dessa complexidade e com o objetivo de te auxiliar, organizei um passo-a-passo
para alcançar o tão desejado nome de sucesso para o seu negócio.

 

balão flat design

 

 

 

 

 

 

 

Qual o propósito da sua empresa?

 

Quando montamos um negócio temos um objetivo, algo que queremos
realizar ou solucionar.

Esse na minha visão é o ponto de partida para a estratégia de Naming, buscar um
nome que tenha conexão direta com o seu negócio e com a sua oferta básica.

O seu propósito não precisa ser algo megalomaníaco ou fantasioso, é apenas o que
te motivou a fazer o que você faz.

Questione-se sobre os seguinte pontos:

  • Qual é o meu principal objetivo com a minha empresa?
  • O que eu vou entregar de valor para as pessoas?
  • Qual a transformação ou resultado que eu vou gerar para elas?

 

 

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Pense no futuro

 

É natural que com o crescimento do seu negócio você acabe expandindo
o mix de produtos/serviços ou entrando em novos mercados, por isso é importante
que o nome tenha elasticidade para isso.

Outro ponto importante para analisar é se o nome que você escolheu tenha um sentido
diferente em outro estado ou até mesmo em outro país, como foi o caso do modelo
do automóvel Mitsubishi Pajero. Em espanhol a palavra Pajero significa “Masturbação”,
o que levou a marca a mudar o nome para Mitsubishi Montero.

 

 

checklist

Checklist de boas práticas na hora de definir o nome

 

Após a leitura dos dois tópicos acima, provavelmente você já tenha uma boa noção
para começar a pensar no nome da sua empresa. Organizei então um ckecklist de
boas práticas que vão ajudá-lo a conduzir esse processo. Vamos la:

  • Seja sintético: Nomes curtos e fáceis de pronunciar e escrever tem mais chances de serem lembrados.
  • Seja coerente: É importante que seu nome tenha sentido com o seu ramo de atuação. Essa é uma estratégia que ajuda as pessoas que estão tendo uma primeira experiência com a sua marca a entenderem rapidamente que tipo de produto ou serviço você oferece.
  • Evite gafes ou mal entendidos: Busque a opinião de diferentes pessoas para ver se o nome que você escolheu não soa mal, tenha alguma conotação negativa (Mitsubishi Pajero) ou até mesmo seja parecido com o nome de outra empresa já existente.

 

Lembre-se sempre: Mais importante que um bom nome é o significado que há por
trás dele. Essa criação de sentido é resultado das experiências que o seu público
tem com a marca ao longo do tempo.

Portanto, invista em relacionamento com o seu público. Crie experiências positivas,
seja no meio online ou físico, converta seu cliente em fã e construa uma marca perene,
uma marca de valor.

 

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ALCANCE ALÉM

“O melhor está por vir”.

 

[sgmb id=2]

 

FONTES:

Revista PE&GN

MeuSucesso.com

Design Culture

Chocola Design

Carinhas

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